Ícone do site SQUIPP CONSULTORIA E ASSESSORIA CONTÁBIL

Captação de recurso pela ótica tributária

Aprenda formas de captação de recursos para a sua ONG

Não há como seguir com uma ONG sem captar recursos para manter suas atividades, por isso, aprender formas legais de fazer isso, é fundamental. Leia o nosso artigo e saiba mais.

A captação de recursos pela ótica tributária é de grande importância para várias organizações, pois esses recursos podem ser os responsáveis pela manutenção das suas atividades.

As organizações do terceiro setor possuem uma grande importância social, são consideradas como principais agentes públicos que desempenham um papel constitucionalmente do Estado. 

Essas organizações são financiadas, em sua maioria, por recursos públicos provenientes de transferências diretas da União, Estado, Municípios entre outros.

De acordo com dados, houve um crescimento no repasse de recursos no período de 2000 a 2010 e isso se deu graças à ampliação do orçamento público propiciado pela arrecadação de impostos.

Quer saber mais sobre a captação de recursos pela ótica tributária? Então continue conosco.

Captação de recurso pela ótica tributária: saiba mais sobre o assunto

Um dos principais desafios enfrentados pelas organizações do terceiro setor está relacionado com a sustentabilidade econômica. Isto é, sua capacidade de conseguir recursos para o pagamento de suas despesas, obrigações, execução de projetos, ou seja,  sua capacidade de cumprir com o seu papel social.

Sendo assim, é de grande importância que haja um direcionamento de força para que se tenha uma maior captação de recursos advindos de diversas fontes.

Dentre as várias formas de captação de recursos, temos a captação de recursos pela ótica tributária, quando eles são obtidos através de tributos pagos e são repassados para as organizações.

A prática de captação de recursos pela ótica tributária, quando orientada, qualificada e diversificada, é importante para essas organizações, pois incentivam e ajudam na manutenção de suas atividades.

Com essas contribuições, os projetos sociais possuem cada vez mais chances de serem concretizados, melhorando o cenário de comunidades, municípios, estados, ou até mesmo de um país.

No entanto, com a diminuição das arrecadações fiscais, o financiamento para organizações do terceiro setor sofre uma redução. Isso revela que esses repasses a organizações do terceiro setor são profundamente sensíveis às arrecadações de tributos.

Mas não há apenas a arrecadação de recursos pela ótica tributária, as renúncias fiscais do órgão público também exercem um papel importante nas atividades dessas organizações.

Por meio dessa renúncia, pessoas jurídicas conseguem diminuir os valores de imposto de renda pagos, e esses valores podem ser direcionados a atividades sociais que ajudam milhares de pessoas.

Isso, juntamente com incentivos fiscais, nos quais os contribuintes repassam o dinheiro diretamente para essas organizações, é uma valiosa fonte de captação de recursos.

Conte com profissionais especializados em assuntos fiscais e tributários para te auxiliar na captação de recursos para a sua ONG

A captação de recursos pela ótica tributária precisa fazer parte do dia a dia dessas organizações, pois esses recursos podem ser os grandes responsáveis pela manutenção de suas atividades.

Entretanto, a falta de conhecimento acerca de assuntos tributários limita bastante esse benefício a poucas instituições e impede que outras possam ter essa oportunidade de se manterem através desses recursos.

Sendo assim, contar com profissionais especializados no assunto é fundamental para captar esses recursos de forma segura e eficiente.

Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo com mais profundidade nesse e em outros assuntos. Estamos à sua disposição!

Fonte: Gestão Terceiro Setor

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile