Índice
ToggleDicas de sucesso que irão te ajudar a engajar doadores para sua ONG
Descubra como engajar doadores que serão fundamentais para o pleno funcionamento da sua organização!
Em todos os momentos, o papel desempenhado por uma ONG é crucial para que diversas necessidades da sociedade sejam atendidas.
Com a pandemia de Coronavírus e todos os impactos que foram causados, muitas pessoas precisam ainda mais de todo o suporte oferecido por essas organizações.
Contudo, sabemos que as ONGs também sentiram e estão precisando lidar com os impactos da pandemia, e é por isso que, hoje, viemos trazer dicas para você conseguir contornar essa situação!
Os doadores são vitais agora, e mantê-los engajados é o caminho para permanecer cumprindo seu objetivo social de forma eficiente.
Como engajar doadores?
Como a ONG não tem fins lucrativos e depende muito de doações, parcerias e convênios para funcionar, saber como mantê-los engajados é crucial.
Porém, antes mesmo de falarmos sobre como engajar doadores, é preciso saber como captá-los.
Como captar doadores para uma ONG?
Atualmente, especialmente com as possibilidades digitais, captar cliente se tornou algo muito mais simples de se realizar.
Alguns meios para isso são:
- Campanhas online;
- Divulgação da causa nas redes sociais;
- Parcerias com grandes empresas;
- Parcerias com grandes influenciadores digitais; entre outros.
É preciso pensar primeiro em como fazer com que o máximo número de pessoas conheça o trabalho que sua ONG faz, para que, assim, cada vez mais pessoas se interessem por se tornar doadoras e ajudar você a realizar o trabalho social.
Após captá-los, como manter o engajamento?
Agora sim podemos falar sobre como engajar doadores…
Novamente, os recursos digitais permitem que isso seja feito de uma forma muito mais simples e efetiva.
Sendo assim, algumas dicas de como manter o engajamento são:
- Mostre seu trabalho nas redes sociais: mostre no que foram utilizadas as doações e de que forma ajudaram as pessoas, as redes sociais são um ótimo canal para isso.
- Conte a história da ONG: pode ser pelos próprios canais digitais ou veículos de comunicação, mostre o trabalho que está sendo feito, a importância e como as doações ajudam.
- Mantenha os doadores cientes do que ocorre: de forma mais próxima, mantenha os doadores interessados no que ocorre na ONG e mostre com mais detalhes o destino que a doação teve.
- Não seja apelativo: expor o seu trabalho nas redes sociais não significa realizar discursos apelativos, com imagens chocantes… Saber contar as histórias da sua ONG de forma profissional, mas humana, é o necessário.
Tenha tempo e tranquilidade para focar em engajar doadores!
Conseguir manter doadores engajados não é uma tarefa simples, demanda tempo e cuidado, mas vale muito a pena.
Contudo, sabemos que não são poucas as coisas que você precisa cuidar e resolver em sua ONG, mas estamos aqui justamente para te ajudar!
Com o suporte de uma contabilidade especializada no terceiro setor, você tem o apoio de especialistas que irão cuidar de cada mínimo detalhe burocrático da sua ONG, garantindo a plena conformidade.
Assim, você consegue focar na captação e engajamento de doadores!
Fonte: Gestão Terceiro Setor