Campanha é um modo de chamar atenção do público para um produto, uma ideia, uma causa; etc. Ela pode ter o intuito de divulgar, convidar ou até mesmo alertar o público.
Para a construção de uma campanha de voluntariado é necessário primeiro um projeto que ponha em pauta todos os objetivos que se pretende alcançar com ela; depois uma boa estratégia de divulgação e, sobretudo; iniciativa e esforços humanos.
Uma campanha voluntária não é outra coisa, senão um trabalho bem elaborado, que visa estimular o bem comum entre pessoas.
O que é o voluntariado
O voluntariado é uma atividade através da qual as pessoas doam o seu tempo e os seus serviços para o benefício de uma causa, de uma instituição filantrópica ou até mesmo de uma organização religiosa.
É um trabalho muito bonito, por meio do qual as pessoas deixam por alguns instantes os seus afazeres pessoais de lado, esquecem-se das diferenças de raça ou condição e unem-se na prática de um bem maior.
Como recrutar voluntários
O recrutamento do serviço voluntário podem parecer algo meio impossível, por exigir um certo tempo dos que se oferecem gratuitamente. Muitas vezes esta união da filantropia com as rotinas de trabalho, afazeres domésticos ou até mesmo com os estudos, tornam-se um grande desafio. Entretanto, existe uma forma de derrubar estes obstáculos.
Entre os inúmeros benefícios que a tecnologia vem trazendo ao homem, encontra-se a possibilidade de fazer o bem através de um voluntariado online.
Por meio deste tipo de serviço voluntário virtual, pode-se doar parte do tempo livre a alguma obra social, dedicando-se através de um simples computador à prática da boa ação, sem necessidade de deslocar-se ou estar presente fisicamente.
Este novo método de voluntariado vem crescendo cada vez mais no Brasil. Hoje em dia pode-se encontrar diversos sites de serviços voluntários que possibilitam pessoas inscrever-se neste empreendimento de doação de tempo e recursos.
O que pode ser feito no voluntariado virtual?
Através de um voluntariado digital, as pessoas podem se dedicar a:
- Traduzir textos ou revisá-los,
- Conquistar doações,
- Pesquisar assuntos necessários a entidade,
- Responsabilizar-se pela manutenção de sites,
- Elaborar artigos para as publicações do marketing de conteúdo da empresa,
- Prestar serviços de assessoria de imprensa,
- Cuidar de redes sociais,
- Transcrever documentos digitalizados,
- Elaborar o design gráfico,
- Dar conselhos por meio virtual,
- Prestar serviços de gestão e suporte de TI,
- Monitorar a mídia e oferecer serviços variados de consultoria, em casos de áreas como direito, administração, medicina, contabilidade etc.
Convocar voluntários digitais por meio de campanhas virtuais
Uma vez a tecnologia vem tomando conta da população, não há meio mais prático para divulgar campanhas que despertem a mobilização de voluntários – tanto físicos como onlines – senão através da Internet.
A divulgação de projetos sociais de organizações e causas por meio de conteúdos bem elaborados e elucidativos, acompanhados de fotos e atuações sociais na web.
Pode-se assim estimular as pessoas a fazerem o bem de diversas formas e de maneira simplificada, engajando o crescimento das fileiras de voluntários.
Existem muitos sites que já oferecem estruturas para o serviço de voluntariado online, e por meio dele são recrutadas pessoas de diferentes idades, raça ou condição social. Nada constitui obstáculo nesta campanha filantrópica, desde que se tenha a vontade de contribuir pela melhoria de vida do próximo!
Sendo assim, nada melhor do que você, empreendedor filantropo, explorar a web para a divulgação de sua campanha de recrutamento voluntário.
Através de boas ferramentas de marketing digital, como landing pages, formulários online, enquetes, blogs e redes sociais, é possível conquistar jovens e adultos que são grandes frequentadores dos ambientes virtuais, para que com dinamismo e criatividade possam doar-se em prol de uma sociedade mais perfeita.
Pense nisso!
Até a próxima!