Entenda tudo sobre a profissionalização do Terceiro Setor e veja quais os tipos de instituições
Saiba mais sobre a terceirização do Terceiro Setor e porque ela é tão importante para ter uma gestão de resultados. Confira nosso artigo!
A profissionalização no Terceiro Setor é algo fundamental para garantir o sucesso dos projetos e programas sociais que tem como objetivo ajudar a sociedade de diversas formas.
O Terceiro Setor busca realizar ações solidárias como a prestação de serviços educacionais, ações para a preservação do meio ambiente, entre outros.
Há diversas instituições que fazem parte desse setor como as Organizações Não Governamentais (ONGs), Fundações, Fundos Comunitários e entidades beneficentes.
Primeiramente, vamos explicar sobre cada uma delas. Continue a leitura e confira!
Instituições do Terceiro Setor e suas características
ONGs
As Organizações Não Governamentais buscam a reivindicação de direitos e opiniões. Como por exemplo, ONGs que buscam reivindicar direitos da mulher.
Fundações
São instituições responsáveis por garantir o financiamento e a arrecadação de fundos para o Terceiro Setor. Geralmente, elas são financiadas por empresas privadas.
Os valores arrecadados são utilizados em momentos de crise, quando os problemas sociais aumentam.
Fundos Comunitários
As empresas privadas realizam doações a fundos comunitários que, por sua vez, distribuem esses recursos para as entidades que mais necessitam de renda.
Entidades Beneficentes
Essas entidades são responsáveis por realizar reparação social, como a fome, o combate ao câncer, entre outros problemas da sociedade.
Como profissionalizar o Terceiro Setor?
Para realizar a profissionalização do Terceiro Setor é necessário tratar as instituições como uma empresa que precisa de cuidados para sobreviver e transmitir transparência e confiabilidade para a sociedade.
Uma instituição mal administrada tem poucas chances de receber patrocínio das empresas privadas por não transmitirem credibilidade.
Por isso é crucial buscar fazer todo o tipo de gestão em todas as áreas da organização para atrair mais recursos e ajudar a sociedade.
Veja algumas dicas para profissionalizar o Terceiro Setor:
- Execute um plano detalhado do projeto para solucionar os problemas sociais de forma efetiva;
- Gerencie os projetos e confira se estão alinhados aos objetivos da instituição;
- Treine e capacite os profissionais que atuem nas atividades de projetos sociais;
- Tenha uma boa gestão financeira para cuidar das doações e para utilizar corretamente os recursos;
- Transmite transparência aos doadores ao emitir notas fiscais que garantam que os recursos serão destinados às ações sociais; e
- Terceirize serviços secundários relativos ao setor administrativo, financeiro, contábil para que os outros profissionais que atuam diretamente nas atividades sociais não utilizem o tempo em funções que não agregaram nas ações principais da instituição.
Por fim, para manter o sucesso do Terceiro Setor e garantir que mais pessoas sejam ajudadas com os projetos sociais, é crucial cuidar de todas as rotinas internas essenciais para o funcionamento da instituição.
Para isso, conte com profissionais qualificados para atuar em cada área relacionada a determinada ação social para acolher e transformar a vida das pessoas que necessitam.
Entre em contato com um escritório de contabilidade para realizar a gestão financeira e contábil da sua instituição e assim garantir que seus objetivos sejam alcançados por meio de uma gestão eficiente.
Fonte: Gestão Terceiro Setor
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!