Ícone do site SQUIPP CONSULTORIA E ASSESSORIA CONTÁBIL

Qual a importância de um líder no comprometimento da equipe?

Você sabe qual a importância de um líder no  comprometimento da equipe?

Em qualquer tipo de equipe existe um líder natural, é possível identificar um líder pela sua forma de organizar bem o ambiente onde trabalha, é o formador de opiniões dentro das equipes. A partir de um líder a empresa é personificada juntamente com seus liderados, ele é responsável pela comunicação interna e sincronia na produção da equipe. A importância de um líder no comprometimento da equipe não deve ser ignorada.

A Liderança pode ser dividida em 2 partes:

Principal Executivo

Um bom líder lidera pelo exemplo que transmite para sua equipe. Não adianta distribuir funções sem mostrar exatamente como deve ser feito.
O Principal executivo é quem faz a organização acontecer. Um bom líder sabe se comunicar com qualquer um da equipe, isso é o que influência para a colaboração da equipe para com o trabalho.

Geralmente o principal executivo é representado como o dono, fundador do negócio ou o presidente e CEO da empresa.
As características principais dessa vertente são essas:

• Papel mais generalista na comunicação
• Discurso para todos
• Constrói visão geral
• Confere credibilidade máxima ao que é dito

Líderes imediatos

Os líderes imediatos são gerentes e diretores que estão todo dia lidando com situações das partes executoras das empresas. Líderes imediatos são responsáveis pela sincronia da equipe, ou seja, eles orientam sua equipe e otimizam sua produtividade com ideias e motivações.
Quando não nos envolvemos em um projeto na vida para evolução, o projeto não acontece assim como no meio corporativo isso não seria diferente, um líder não consegue o comprometimento da equipe se ele mesmo não estiver comprometido.

As características principais dessa vertente são:

• Influencia diretamente as equipes
• Faz a tradução do macro para o micro; Do geral para o específico de sua área.
• Confere coerência ao que é dito por meio de suas atitudes
• O engajamento e a motivação

Você sabe a importância da comunicação da liderança?

A primeira regra é saber que o processo de comunicação não termina no momento da emissão de uma mensagem!
Sendo assim, não se deve mandar apenas um e-mail. A comunicação só se concretiza quando o receptor adquire entende e toma parte do foi dito!

Tiramos disso que a comunicação da liderança é uma informação, e informação é poder. Mas a informação compartilhada é potência!
Portanto, para melhor desempenho os canais de comunicação interna devem transmitir conteúdos relevantes e que sejam coerentes com os traços da cultura organizacional do negócio!

Classifique nosso post [type]
Sair da versão mobile