5 dicas de como diminuir custos em sua ONG
Diminuir custos em uma ONG é fundamental a fim de utilizar melhor os recursos para cumprir os objetivos sociais da entidade.
Diminuir custos é um dos grandes objetivos e desafios dos administradores de ONGs, afinal os recursos dessas organizações do terceiro setor são captados de diversas fontes e formas, não havendo uma fonte fixa, o que torna os custos um grande problema para a manutenção de uma organização não governamental.
Diminuir custos possibilita que haja mais recursos a serem direcionados para as atividades da ONG, permitindo que ela cumpra seus objetivos sociais.
Mas como diminuir custos em uma ONG? Nós vamos responder a essa pergunta no artigo de hoje!
Continue a leitura e confira as dicas de ouro que preparamos para você!
Como reduzir custos de uma ONG? 5 dicas eficazes!
- Separe as contas pessoais das contas da ONG
Essa é uma regra básica. Além de trazer maior transparência para as contas da organização, com contas separadas, é possível ter um diagnóstico mais assertivo das finanças da ONG. Esse diagnóstico assertivo possibilitará a criação de estratégias para diminuir custos.
- Analise o fluxo de caixa diariamente
O fluxo de caixa é o registro de toda movimentação financeira de uma empresa, ou seja, refere-se a todas as entradas e a todas as saídas do caixa. Com o registro de todas as movimentações financeiras feitas diariamente em sua ONG, será mais fácil manter o controle do dinheiro que entra com doações e outros recursos, bem como do dinheiro que é gasto na organização.
O fluxo de caixa é uma excelente ferramenta para diminuir custos, pois permite que você:
-
- Identifique os gastos desnecessários;
- Identifique as despesas recorrentes e crescentes em sua ONG;
- Tenha uma maior organização financeira;
- Tenha um maior controle financeiro;
- Tenha um maior controle do pagamento de contas.
- Utilize a tecnologia a seu favor
Com a utilização de planilhas para controle de despesas e de recursos, você opta pela digitalização de documentos e investe em procedimentos digitais, que vão ajudar a diminuir custos com papéis, com impressão, entre outros.
Além disso, a digitalização de documentos, bem como os procedimentos digitais, trará maior segurança e facilidade de acesso às documentações.
Você também pode utilizar um sistema especializado em gestão financeira, ele pode otimizar os resultados na captação de recursos e auxiliar na redução de custos.
- Tenha um planejamento financeiro eficiente
Com um planejamento financeiro adequado à realidade da ONG, será possível diminuir gastos com o maior controle das finanças, além de organizar a entrada de recursos e os gastos para poder traçar estratégias a fim de melhorar a saúde financeira da organização, bem como estratégias para o aumento da captação de recursos.
- Tenha o suporte de um profissional contábil
O profissional contábil poderá te auxiliar em todas as etapas citadas anteriormente, assim como cuidar das suas finanças de forma efetiva, afinal trata-se de um profissional especializado no assunto. Além disso, ele poderá traçar estratégias mais assertivas para reduzir os custos identificados sem atrapalhar a boa administração e o bom funcionamento da ONG.
Saiba mais:
Conte com o nosso suporte de excelência!
Somos especialistas em organizações do terceiro setor e vamos te ajudar em todo o processo contábil, fiscal e tributário da sua organização não governamental.
Conosco, você terá um planejamento financeiro eficiente e adequado à realidade da ONG, bem como a garantia de que cumprirá todas as obrigações contábeis, fiscais e tributárias a fim de evitar o pagamento de multas e outras penalidades.
Estamos à sua disposição para conversarmos e para elaborarmos as melhores estratégias para diminuir custos em sua ONG.
Entre em contato conosco agora mesmo, será um prazer atender você!
Fonte: Gestão Terceiro Setor