Honorário contábil como cobrar corretamente?
Hoje em dia, no mercado, tudo tem sido caro para quem consome ou contrata devido à crise financeira e o mercado de trabalho tão complexo. Não é sempre que algum prestador de serviços irá cobrar pouco após ter estudado anos para estar na posição que se encontra no momento em que você o solicita. Será cobrado o preço justo ou o preço que ele acredita valer a qualidade de seu trabalho.
Por isso, é muito importante efetuar uma pesquisa a fundo na hora de decidir a melhor forma de cobrar seus honorários, e a pesquisa irá lhe servir para muitas outras coisas além de ter uma base de quanto cobrar por seus honorários, saberá como anda o mercado. Fazendo uma boa pesquisa no mercado de trabalho, é possível que consiga encontrar um profissional com um escritório do mesmo porte que o seu (pequeno, médio ou grande).
Um profissional experiente na área de contabilidade geralmente analisa quesitos para tributar o valor justo de seu trabalho, alguns cobram serviços por fora e outros contadores não acham necessária a tributação de alguns serviços. Varia do tipo de trabalho desejado e do escritório no qual o cliente deposita sua confiança. É bom que obtenha essas informações para saber se está cobrando corretamente por seus honorários.
Segue abaixo os fatores que influenciam na análise de custo do contador:
• Segmento de atuação;
• Quantidade de funcionários;
• Tipo de tributação;
• Volume de notas fiscais;
• Tipo de serviço contratado;
• Complexidade do negócio.
É interessante saber, também, que existe uma tabela do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) que muitos escritórios se baseiam para cobrar os honorário e serviços considerados extras, como: Declarações de IRPJ, IRPF, DACON, DCTF, RAIS, etc. Outros escritórios preferem e tomam a liberdade de deixarem esses mesmos serviços extras inclusos no honorário mensal.