Índice
ToggleEntenda o que é e como emitir nota fiscal de serviços eletrônica em sua empresa
Em nosso artigo, você conhecerá as dúvidas mais comuns sobre nota fiscal de serviço eletrônica
Você precisa emitir nota fiscal de serviços eletrônica e não sabe como fazer?
No artigo de hoje, vamos ajudar você nessa tarefa.
Dito isso, fique com a gente até o final e saiba mais sobre como emitir sua nota fiscal de serviços eletrônica!
O que é nota fiscal de serviços eletrônica e por que ela é importante?
A nota fiscal de serviços eletrônica, ou NFS-e, é emitida digitalmente, por meio de um arquivo .xml.
Ela vem com uma maneira de proporcionar mais praticidade aos contribuintes ao haver emissão de seus documentos fiscais, já que a autorização para emissão, geralmente, é solicitada apenas uma vez.
Anteriormente, sempre que eram emitidos documentos, a empresa deveria solicitar autorização junto à prefeitura para que a gráfica pudesse realizar a produção dos formulários ou dos talões que seriam usados para emiti-las.
Outro ponto importante é que a NFS-e contribui para que os documentos sejam arquivados com mais facilidade, visto que ocupam pouco espaço e podem ser guardados em meio digital.
Dito isso, antes de a gente passar ao próximo tópico, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudá-lo na gestão da sua empresa:
- Irregularidades tributárias: a Receita Federal está fiscalizando!
- Transparência na prestação de contas: saiba como funciona
- Simples Nacional com novo limite de faturamento? Entenda!
Quais as principais dificuldades que gestores têm quando se trata desse assunto?
Em comparação às notas fiscais eletrônicas de venda de mercadoria, de responsabilidade do Sefaz Estadual, as NFS-e são bem mais práticas de serem escrituradas.
Contudo, existem aspectos que podem causar dúvidas aos gestores.
Uma delas consiste em saber o que é necessário para emitir o documento.
Muitos gestores também têm dúvidas sobre como a guarda deve ser realizada.
Ainda, é comum não se ter segurança quanto ao adequado preenchimento dos campos da NFS-e.
O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre o assunto:
Entenda como lidar com a nota fiscal de serviços eletrônica da maneira correta em sua empresa
Após o cadastro junto a órgãos como Juceb e Receita Federal, é importante obter a inscrição municipal, bem como solicitar autorização na prefeitura para emitir o documento.
É importante lembrar que os documentos e os formulários podem mudar de acordo com a prefeitura.
Logo, é preciso verificar, junto ao órgão, os procedimentos que devem ser realizados para que sua empresa possa emitir os documentos.
Tratando-se da guarda, é importante que ela seja guardada por, no mínimo, 5 anos, período no qual o fisco poderá exigir esses documentos em fiscalizações.
Perceba que o documento que deve ser arquivado é o arquivo digital, e não o impresso.
A nota fiscal de serviços eletrônica consiste no arquivo .xml, gerado ao ser emitido.
Em relação ao preenchimento, é importante que, no documento, sejam registradas as informações corretas relacionadas à prestação de serviços.
Nesse contexto, contar com a ajuda de um contador especializado poderá tornar toda essa tarefa muito mais fácil.
Clique no link abaixo e saiba quem poderá ajudar você nessa missão:
Gestão Tributária em Santo André – SP
Squipp: soluções completas para sua empresa estar em dia com o Estado
Nós, da Squipp, somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços e vamos ajudar você a ter mais facilidade em relação ao cumprimento das suas obrigações.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com a gente!
Preciso de ajuda para lidar com minhas obrigações tributárias com mais tranquilidade