Simples Nacional advogados: será possível e vantajoso para meu escritório?

Saiba O Que E E Se De Fato O Simples Nacional Advogados E A Melhor Solucao Blog - Contabilidade em Santo André -  São Paulo | SQUIPP - Consultoria e Assessoria Contabil Ltda

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

Saiba o que é e se, de fato, o Simples Nacional advogados é a melhor solução.

Entenda o que é o Simples Nacional advogados, as vantagens e o que você precisa fazer para saber se ele é, de fato, a melhor opção para seu escritório de advocacia.

Lidar com a tributação é um desafio para muitos gestores e, por vezes, algo pesado para muitos empresários, mas o Simples Nacional advogados vem para ajudar você a lidar com essa questão.

No artigo de hoje vamos conversar sobre ele, buscando deixar mais transparente como essa alternativa pode ser útil para que você, operador do direito, possa ter mais tranquilidade e economia ao lidar com tributos em seu dia a dia.

Sendo assim, fique com a gente até o final do nosso material, faça uma excelente leitura e saiba mais sobre como o Simples Nacional advogados vai contribuir para o desenvolvimento do seu escritório.

Por que advogados precisam se preocupar com a questão tributária de seus escritórios?

Mesmo que não trabalhe na área de Direito Tributário, você já deve ter percebido o quanto esse é um segmento complicado.

Temos um número grande de leis, tipos diferentes de tributos, regras específicas de cálculo de impostos e, como uma das consequências, uma carga tributária bastante elevada.

Se isso não bastasse, a legislação muda bastante, o que torna obrigatório que se esteja sempre atualizado.

Mas as preocupações não param por aí, toda essa complexidade, por vezes, exige que o gestor tenha que investir na contratação de serviços especializados para acompanhar o dia a dia junto ao fisco.

Sem contar na constante possibilidade de multas pelo não cumprimento da legislação de maneira integral, atraso no pagamento de tributos e envio de declarações.

Paralelo a isso, existem empresas que precisam enfrentar vários outros problemas existentes no mercado, como a concorrência e disponibilidade reduzida de recursos, como por exemplo, microempresas e empresas de pequeno porte.

Nesse sentido, sabendo dessa realidade e também considerando a importância desses negócios para a economia, o próprio criou o Simples Nacional, sobre o qual vamos conversar no próximo tópico.

Mas antes disso aproveite para ler alguns artigos que vão ajudar na gestão do seu escritório:

O que é o Simples Nacional advogados?

O Simples Nacional consiste em um regime diferenciado, regido pela Lei 123/2006, também chamada de Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.

De acordo com publicação do Sebrae, micro e pequenos negócios, entre os meses de janeiro e março de 2021, foram responsáveis por criar cerca de 70% dos empregos formais, ou seja, um número aproximado de 587.000 novas vagas foram abertas somente por empresas desse porte.

Sendo assim, esse normativo foi sancionado tendo como base a importância que microempresa e empresas de pequeno porte têm para a economia.

Ele traz informações importantes sobre o critério que será utilizado para enquadrar pessoas jurídicas nessa modalidade, sendo aquelas que tiverem faturamento de até R$ 4,8 milhões ,de acordo com o art. 3°, incisos I e II.

Também especifica outros critérios que permitem adesão a ele, como, por exemplo:

  • Não ter em seu quadro societário a participação de outras pessoas jurídicas;
  • Estar em regularidade com seus tributos;
  • Caso algum dos sócios participe em mais de 10% no quadro social de outros empreendimentos não beneficiados pelo regime, considerando que a receita bruta total não poderá ultrapassar o limite de R$ 3.6 milhões.

Contudo, quais os benefícios de apurar tributos por meio do Simples Nacional advogados?

Sobre isso vamos conversar no próximo tópico.

Quais os benefícios?

As vantagens de se apurar por meio do Simples Nacional podem ser variadas.

Primeiramente, costuma ser um regime de tributação que oferece uma menor carga tributária.

Ele possui alíquotas diferenciadas dos impostos que o escritório precisará recolher.

A maior parte delas bem menor do que as que são cobradas ao se apurar utilizando-se outros regimes, como o Lucro Presumido ou Lucro Real.

E, por falar em impostos…

No Simples Nacional advogados 8 diferentes tipos de tributos são pagos por meio de uma única guia, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, sendo eles:

  • CPP;
  • ICMS;
  • ISS;
  • IPI;
  • PIS;
  • Cofins;
  • IRPJ;
  • CSLL.

Escritórios que apuram seus tributos por meio dele têm que atender a exigências reduzidas, como a transmissão de uma quantidade inferior de declarações.

O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre o Simples Nacional advogado:

O que considerar antes de aderir ao regime?

Contudo, é importante lembrar que, por mais que o seu escritório se pareça com outros, ele é único.

Ou seja, possui características e necessidades próprias, isso também precisa ser considerado no momento de escolher o regime tributário do seu escritório.

Agir assim é importante pois evita que você faça escolhas nessa área as quais contribuam para maiores gastos em seu empreendimento, o que pode ocorrer mesmo apurando pelo Simples Nacional.

Por exemplo, tratando-se de optantes o Lucro Real, escritórios que possuem despesas que representam um percentual muito grande do faturamento podem se beneficiar do pagamento menor relativo ao IRPJ e CSLL, já que terá um lucro reduzido.

Se estiver dando prejuízo, nem precisará pagar esses impostos no período e poderá se compensar futuramente, de acordo com o que a legislação permite, obviamente.

Dependendo do tipo de custos, eles poderão ser utilizados como base de cálculo para o empreendimento se creditar sobre o PIS e a Cofins, o que permitirá que o escritório de advocacia pague menores valores

Apurando tributos pelo Simples Nacional advogado isso não seria possível, já que a alíquota incide sobre o faturamento do escritório no período.

Nesse contexto, o ideal é realizar um planejamento tributário, o qual consiste em um estudo realizado com o propósito de se identificar qual o regime de apuração mais econômico para o empreendimento.

Ele também analisa outras estratégias permitidas por lei e que podem ser utilizadas pelo empreendimento para enxugar os gastos com tributos em seu escritório.

Clique no link abaixo e saiba quem pode ajudar você nessa tarefa:

Contabilidade para Escritórios de Advocacia em Santo André – SP

Squipp: soluções completas para advogados terem mais eficiência em seu escritório

Como vimos em nossa conversa, o Simples Nacional advogado vem como uma alternativa para que o seu escritório enxugue os gastos tributários.

Todavia, tendo a possibilidade de realizar a adesão, ela precisa ser feita de maneira criteriosa, caso contrário poderá estar perdendo a oportunidade de economizar ao recolher impostos por meio de outros enquadramentos mais vantajosos.

Nós, da Squipp, somos uma contabilidade especializada em escritórios de advocacia e estamos preparados para ajudar operadores do direito como você a realizarem escolhas inteligentes.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça de perto as vantagens de contar com o nosso apoio.

Sou advogado e quero facilitar a conformidade tributária do meu escritório

5/5 - (1 vote)
Summary
Simples Nacional advogados: será possível e vantajoso para meu escritório?
Article Name
Simples Nacional advogados: será possível e vantajoso para meu escritório?
Description
Entenda o que é o Simples Nacional advogados, as vantagens e o que você precisa fazer para saber se ele é a melhor opção para seu escritório
Author
Publisher Name
Squipp Consultoria
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Contabilidade Em Em São Paulo Sp Squipp Imgservs2 - Contabilidade em São Paulo - SP | SQUIPP - Consultoria e Assessoria Contabil Ltda
O sucesso do seu negócio passa por aqui

Conte com uma contabilidade que trabalha para ajudar você a elevar sua empresa a patamares cada vez mais altos.