Controle e recebimento de doação: veja a importância para a sua ONG

Aprenda A Fazer O Controle De Recebimento De Doacao Da Sua Ong De Forma Efetiva Blog - Contabilidade em Santo André -  São Paulo | SQUIPP - Consultoria e Assessoria Contabil Ltda

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

Aprenda a fazer o controle de recebimento de doação da sua ONG de forma efetiva

Aprenda hoje sobre a importância do controle de recebimento de doação para a sua ONG. Leia o nosso artigo e confira!

Um bom controle de recebimento de doação financeira é importante para qualquer empresa, inclusive quando se trata de ONGs (organizações não governamentais).

Na verdade, nessas organizações, ter um controle efetivo torna-se ainda mais importante, porque é através das doações que a organização recebe grande parte dos valores que serão usados para pagar suas atividades.

Sendo assim, explicaremos neste texto quais dados são precisos em seu controle de doações para que ele seja eficiente, evitando perdas relacionadas às doações em sua ONG. 

Veremos de que forma esse controle pode ser feito, quais as ferramentas que podem ser utilizadas e quem são as pessoas mais indicadas para realizar este tipo de trabalho. Fique por aqui e confira!

O que é o controle de doações?

Quando se fala em fazer um controle de doações, podemos entender quais as formas usadas para efetuar o controle das entradas de recursos em sua organização do terceiro setor.

Por meio dele é possível identificar quais valores entraram na conta em um determinado período e também de onde estes recursos vieram, quais os doadores que estão em atraso, quais são os que contribuíram com quantias maiores e menores.

É importante realizar esse tipo de acompanhamento para: 

  • lembrar dos doadores esquecidos: 
  • realizar ações para fazer um agradecimento ou uma homenagem aos maiores doadores;
  • buscar estratégias que permitam fazer com que seus doadores sejam reconhecidos, o que pode incentivar outras pessoas a doarem.

Um controle de doações efetivo possibilita que suas finanças sejam melhor controladas, o que evita desperdícios ou desvios de recursos.

Permitindo que você saiba quando é o momento de elaborar táticas para atrair mais doadores, assim como a necessidade de cortar gastos ou mesmo assumir novos compromissos, devido à queda ou aumento na entrada de recursos.

O controle de recebimentos de doações também auxilia na prestação de contas referente aos valores recebidos por sua ONG.

Quais as dificuldades enfrentadas?

Muitos gestores de ONGs acabam não sabendo a real importância de manter um controle efetivo de doações em suas organizações.

Sendo assim, não é difícil estarem indiferentes à importância que deve ser dada ao acompanhamento adequado das entradas de dinheiro no caixa de suas entidades.

Ademais, falta disciplina na hora de realizar os registros corretamente, prejudicando que os dados sejam analisados de forma mais assertiva, a fim de encontrar estratégias para melhorar a arrecadação.

Como fazer um controle de excelência?

É preciso analisar qual a melhor ferramenta para realizar o controle de doações de sua organização.

Uma opção é utilizar cadernos, onde o registro é feito manualmente, apesar de não ser uma opção prática, principalmente se tratando de um volume grande de doações. Contudo, pode ser feito para que, pelo menos, obtenha-se um controle básico.

Outra opção é o uso de planilhas, elas apresentam baixo custo e permitem trabalhar com um número maior de dados. Sendo esta, a forma mais comum utilizada atualmente, principalmente por possuir uma versão em que os dados podem ser incluídos em planilhas na nuvem.

Esse recurso permite que seu acesso se torne mais prático, por não precisar estar salvo somente em um único computador. Seu ponto negativo é que, infelizmente, os relatórios gerados costumam ser bastante limitados.

Outra opção, que apresenta um custo um pouco maior, é a aquisição de softwares específicos para essa finalidade.

Apesar de possibilitar um controle maior, não somente das doações, mas de todas as informações geradas em sua entidade, essa opção pode não ser vantajosa, por todos os valores que serão desembolsados com a aquisição desses softwares.

Em seguida, será preciso realizar os lançamentos referentes às doações. É importante que eles sejam o mais detalhado possível, para se obter uma maior clareza no seu controle de entradas. 

Dessa forma, é importante informar: 

  • data em que foi recebida a doação;
  • nome do doador;
  • valor recebido;
  • mês que se refere a doação.

O que é um recibo de doação e como fazê-lo?

As entidades filantrópicas mantêm-se pelas doações, vindas de pessoas ou empresas que se preocupam com as questões sociais e querem ajudar as pessoas ou animais de forma mais efetiva.

Como as ONGs atuam de forma responsável, com várias demandas da sociedade, os empresários procuram as organizações que acreditam ser as mais relevantes, ou aquelas com que tenham uma maior afinidade, para realizarem doações.

Sendo assim, o recibo de doação vale como um registro de que a doação foi realizada, assim como acontece em outros tipos de recibos.

Por isso, é importante que o recibo tenha informações como:

  • nome da ONG;
  • dados da ONG, como o CNPJ e o endereço;
  • nome da empresa ou pessoa que fará a doação;
  • CPF/CNPJ e/ou RG de quem fará a doação;
  • valor da doação;
  • data de emissão do recibo.

A sua ONG terá o direito de emitir o recibo de doação, caso tenha a Certificação de Utilidade Pública Federal. Essa certificação, inclusive, é importante para que a ONG tenha direito a uma eventual dedução do valor com uma despesa operacional.

Agora que já explicamos como emitir um recibo de doação, precisamos saber com quem contar para gerenciar essa e demais demandas internas da sua ONG.

É muito importante ter o acompanhamento das finanças e que ele seja feito por um contador especializado, pois se a associação tiver um livro diário contábil impresso, encadernado e registrado em cartório, fica garantido a ela, a isenção do pagamento do imposto de renda, conforme prevê o Código Tributário Nacional.

Contrate os serviços da SQUIP Contabilidade para auxiliar no controle dos recebimentos e na gestão financeira de sua ONG

Trouxemos, neste artigo, várias dicas de como é possível fazer o controle de recebimentos de sua ONG de forma efetiva.

Informando o que seria um controle de doações, de que forma ele pode ser feito, quais as ferramentas que podem ser utilizadas para fazer esse controle. 

Além disso, detalhamos como é feito um recibo, os dados que devem constar nele e quem deverá ser a pessoa responsável por efetuar esses registros.

Agora que já sabemos como desenhar o processo básico para o controle financeiro dentro da sua ONG, o desenvolvimento de um planejamento mais abrangente se torna possível, tornando os seus objetivos alcançáveis.

No entanto, contratar serviços especializados de contabilidade vai tornar o processo muito mais simples e efetivo. Entre em contato agora mesmo com o nosso escritório e conheça as soluções contábeis que temos a oferecer. 

A SQUIP atua há mais de 18 anos, oferecendo serviços de contabilidade e assessoria para os mais variados públicos. Seja você também nosso parceiro.

Aguardamos o seu contato!

ENTRAR EM CONTATO!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Contabilidade Em Em São Paulo Sp Squipp Imgservs2 - Contabilidade em São Paulo - SP | SQUIPP - Consultoria e Assessoria Contabil Ltda
O sucesso do seu negócio passa por aqui

Conte com uma contabilidade que trabalha para ajudar você a elevar sua empresa a patamares cada vez mais altos.

Back To Top
Precisa de ajuda?