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Plano de contas para empresa de eventos: como fazer em 5 passos?

Passo a passo para elaborar o plano de contas de sua empresa de eventos

Saiba tudo o que você precisa para elaborar o plano de contas para uma empresa de eventos

Responda de forma sincera: você conhece a real situação financeira de sua empresa de eventos?

Caso a resposta seja não, é hora de acionar o sinal de alerta!

Mas nem tudo está perdido! Existem muitas formas de assumir o controle novamente e ter uma compreensão real das finanças de sua empresa de eventos.

Uma delas é o plano de contas. Ele é fundamental para que você consiga compreender suas finanças e tenha um efetivo controle sobre as movimentações financeiras do seu negócio.

Você já ouviu falar sobre ele? Sabe como elaborar o plano de contas para a sua empresa de eventos?

No artigo de hoje, vamos explicar o que você precisa saber para elaborar um plano de contas efetivo.

Confira!

Veja também:

O que é o plano de contas e qual a importância para a sua empresa de eventos?

O plano de contas pode ser entendido como um conjunto de operações utilizadas para representar a movimentação financeira de uma empresa, decorrente de suas atividades.

No mundo contábil, esse plano é um conjunto de código e classificações que utilizamos para registrar todas as receitas e despesas de uma empresa. Essa categorização é fundamental para o empreendimento por servir de base para os seus relatórios contábeis.

Isso significa que o plano de contas não é um relatório contábil, mas uma ferramenta utilizada para elaborar esses relatórios, como o Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa, Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) etc.

Além disso, ele é fundamental para a elaboração do Orçamento Empresarial, auxilia na gestão financeira e no controle financeiro, na gestão de custos etc.

Desse modo, é fundamental que você utilize o plano de contas em sua empresa de eventos.

Como elaborar um plano de contas efetivo para a sua empresa de eventos?

A fim de que você elabore um plano de contas efetivo para a sua empresa de eventos, preparamos o passo a passo abaixo. Confira!

Passo 1 – Conheça os tipos de plano de contas

O primeiro passo para a elaboração do plano de contas é conhecer os seus diferentes tipos. São eles:

Para o artigo de hoje, vamos considerar o plano de contas contábil, que consiste, de forma resumida, em uma lista com todas as “contas” da empresa reunidas em um só lugar.

Ele irá apresentar uma visão panorâmica e estratégica do que cada setor de sua empresa de eventos gasta, assim como os valores que eles geram.

Passo 2 – Organize os documentos da empresa

A fim de que você consiga elaborar o plano de contas contábil de sua empresa de eventos, é fundamental manter controle de suas informações financeiras.

Para isso, é importante que você conte com suporte contábil e com o uso de sistemas automatizados para facilitar o registro de cada movimentação, além de evitar erros nesse registro.

Com todas as informações em mãos, será bem mais fácil realizar o seu plano de contas.

Passo 3 – Separe e descreva os grupos do plano de contas 

Os grupos de contas são divididos em quatro grupos: ativos, passivos, receitas e despesas. 

Vale ressaltar que você pode fazer isso tanto em uma planilha quanto em um software específico, sendo o último, regra geral, a opção mais eficiente.

Passo 4 – Crie as contas e as subcontas referentes a cada grupo do seu plano de contas

Em cada um dos grupos apresentados na etapa anterior, serão criadas contas sintéticas, como “despesas fixas” no grupo “despesas”.

Nas contas sintéticas também serão criadas subcontas, como internet, salários, aluguel, pagamento de fornecedores etc.

Sabemos que pode parecer um processo muito trabalhoso, mas quanto mais detalhado for o seu plano de contas, mais eficiente será o seu controle financeiro.

Felizmente, você não precisa realizar esse processo sozinho. Você pode — e deve — contar com o suporte de especialistas contábeis para auxiliá-lo nesse processo.

Clicando nos links abaixo, você terá os serviços de que precisa para realizar todo esse processo de forma eficiente e descomplicada.

Passo 5 – Estruture as informações levantadas em níveis e subníveis

É importante entender que as contas precisam ser organizadas em um modelo hierárquico, sendo formada por níveis e subníveis. Veja o exemplo abaixo com os ativos:

Conte com a Squipp para elaborar seu plano de contas de forma efetiva

Se você deseja elaborar um plano de contas efetivo em sua empresa de eventos, é imprescindível contar com o suporte de especialistas.

Afinal, estamos falando de algo que envolve todas as movimentações financeiras do seu negócio e que serve de base para a elaboração dos seus relatórios contábeis.

Desse modo, saiba que nós, da Squipp, podemos ajudar você!

Os nossos profissionais são altamente qualificados, experientes e possuem a expertise necessária para fornecer todo o suporte contábil visando garantir a elaboração correta e efetiva do seu plano de contas, e a plena saúde financeira de sua empresa de eventos.

Portanto, se você deseja ter mais tranquilidade, segurança e eficiência em suas operações contábeis, não perca mais nem um segundo e entre em contato conosco.

Estamos à sua disposição!

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