Prestação de contas: como fazer em ONGs?

Descubra Como Fazer Uma Prestacao De Contas De Ongs Da Forma Certa Blog Quero Montar Uma Empresa - Contabilidade em Santo André -  São Paulo | SQUIPP - Consultoria e Assessoria Contabil Ltda

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on pinterest

Descubra como fazer uma prestação de contas de ONGs da forma certa!

Saiba agora mesmo como você pode fazer a prestação de contas em uma ONG da forma certa.

A princípio, devemos ter em mente que, pelo fato de as ONGs serem entidades sem fins lucrativos, elas têm o dever de apresentar todos os resultados que obtiveram de suas atividades a várias outras entidades, como o próprio poder público, colaboradores, investidores etc. para que eles possam verificar se a ONG está cumprindo a lei. 

Assim como as empresas prestam contas, a forma como a prestação é feita em ONGs é parecida com a das organizações, com diversas documentações a serem entregues, sendo necessário sempre ter atenção para não errar nada.

Dessa forma, a fim de que você saiba de cada documento que será necessário entregar e como deve ser feita essa prestação de contas, nós elaboramos este artigo para explicar cada um dos detalhes com o intuito que o processo seja feito da forma certa. 

Sendo assim, confira abaixo como você pode prestar contas de ONGs e toda a documentação necessária; esperamos que tenha uma boa leitura.

Aproveite!

Quais os documentos necessários para prestação de contas de ONGs

São vários documentos que você precisa ter: ao todo, são 7, abaixo iremos detalhar cada um deles. Confira!

  • Estatuto: esse é o documento no qual são definidos o nome da organização, a sua localização, a razão pela qual foi criada e a sua estrutura administrativa. Depois de validarem o texto do estatuto, ele deve passar pela Assembleia Constitutiva e, assim, ser registrado em cartório; 
  • Certidões: as certidões nada mais são do que um documento que reconhece a honestidade da organização e servem para deixá-la livre de tributos. Podem ser públicas ou privadas, como: a certidão de Utilidade Pública (UP), que pode ser da esfera Federal, Estadual ou Municipal, e a certidão de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS);
  • Relatórios de Atividades: para cada ação ou atividade que a organização elaborar, ela deverá fazer um relatório com os objetivos da ação e com o público-alvo, fazer o detalhamento dos recursos financeiros que foram utilizados e os resultados que obtiveram com a atividade. Lembrando que esses relatórios devem se tornar públicos para que os investidores, os colaboradores e as demais entidades possam ter conhecimento do que está sendo feito;
  • Documentos contábeis: esses são os relatórios do desempenho financeiro da organização, nos quais eles mostrarão o fluxo de caixa, a demonstração da situação patrimonial e financeiros, os documentos contábeis necessários são: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado do Exercício, Demonstrativo de Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrativo do Fluxo de Caixa  e Notas Explicativas;
  • Inventário Patrimonial: é um relatório no qual devem ser especificados todos os bens patrimoniais da organização, com data de aquisição, com características, com local, com forma de aquisição e com valor;
  • Parecer do Conselho Fiscal: esse órgão é responsável pela fiscalização administrativa da entidade, seu dever é analisar todos os demonstrativos financeiros e dar um parecer sobre o conteúdo dos relatórios. Ele quem dirá se a organização é favorável ou desfavorável à prestação de contas;
  • Auditoria Independente: seu objetivo específico dentro de ONGs é analisar os balanços financeiros da organização e emitir relatórios que ajudam a entidade na administração de seus recursos.

Esses são todos os documentos necessários que você deve possuir para que seja possível fazer a prestação de contas da ONG. 

Como prestar contas da ONG sem cometer erros?

Esse é um processo que exige atenção, para que tudo ocorra da forma certa, sem erros que podem prejudicá-la – a ONG – de alguma forma.

Dessa maneira, com o fito de que você consiga fazer essa atividade, deve ter em mente que fazer um bom orçamento é essencial. 

Fazendo esse orçamento, os proprietários das ONGs poderão ter uma visão melhor dos limites financeiros e a quantidade que poderá usar em cada despesa. 

Separar as contas por centro de custos também é outra alternativa que deve estar englobada nessa atividade; a partir disso, será possível visualizar e organizar tudo o que sai e o que entra no caixa por atividade ou por projeto. 

Para empresas do terceiro setor, é recomendado que façam o orçamento a cada 12 meses, isso ajudará na hora da fiscalização para entender se o orçamento está sendo feito da forma certa.

Devemos lembrar, também, que o principal objetivo de empresas do terceiro setor é a sua transparência, então, para fazer a prestação de contas de maneira certa, você deve manter seu mantenedor sempre informado dos gastos e também dos resultados que foram obtidos através de cada projeto ou de cada ação. 

Entre agora mesmo em contato conosco!

A fim de que possamos ajudá-lo com mais profundidade nesse assunto, você pode entrar em contato com a gente, por meio de uma de nossas plataformas de comunicação.

Temos especialistas prontos para atender você e para amparar seu negócio com soluções especializadas.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Fonte: Gestão Terceiro Setor

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Contabilidade Em Em São Paulo Sp Squipp Imgservs2 - Contabilidade em São Paulo - SP | SQUIPP - Consultoria e Assessoria Contabil Ltda
O sucesso do seu negócio passa por aqui

Conte com uma contabilidade que trabalha para ajudar você a elevar sua empresa a patamares cada vez mais altos.

Back To Top
Precisa de ajuda?