Tudo o que você precisa saber sobre a reserva financeira para ONGs
Entenda a importância da reserva financeira para a sua ONG e saiba como fazê-la
Com a crise econômica potencializada pela pandemia de covid-19, muitas empresas tiveram a produtividade e a lucratividade reduzidas drasticamente, levando muitos negócios a fecharem as portas.
A redução da captação de recursos financeiros não se limitou às empresas, as organizações do terceiro setor, como as ONGs, também sofreram com a redução de doações devido à situação de crise que o país viveu e da qual ainda está se recuperando.
Por essa situação, muitas organizações passaram a rever a sua gestão financeira, tentando se proteger não só de momentos de crise, como também de situações de redução da captação de recursos por outros motivos.
Nesse sentido, a reserva financeira acaba sendo uma opção de extrema importância para a sua ONG conseguir se manter e funcionar diante de situações de emergência.
Por isso, no artigo de hoje, nós, da Squipp Consultoria e Assessoria Contábil, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a reserva financeira para ONGs.
Acompanhe!
O que é a reserva financeira?
A reserva financeira pode ser entendida como uma determinada quantia em dinheiro reservada para situações de emergência, ou seja, para situações e gastos que não estão previstos no orçamento. Ela também pode ser utilizada para um determinado investimento que a organização precisa fazer a fim de alcançar determinado objetivo.
Isso significa que você não deve contar com esses valores para quitar despesas e custos previstos no orçamento e que devem ser quitados com o dinheiro em caixa.
Também é importante ressaltar que a reserva financeira é da organização e, portanto, você não deve utilizar esses valores para quitar dívidas pessoais.
Qual a importância da reserva financeira para sua ONG?
Imagine as seguintes situações:
- O teto do local onde fica localizada a sua ONG caiu, sendo necessário realizar a obra de conserto imediatamente;
- Houve um problema de encanação que acabou molhando os alimentos guardados, levando à perda total desses produtos;
- O maior doador da sua ONG encerrou as suas doações.
São situações horríveis e nas quais, com toda a certeza, você não quer pensar. No entanto, infelizmente, elas podem ocorrer.
Vamos a uma outra situação que, infelizmente, foi e ainda é a realidade de muitas organizações do terceiro setor: a redução drástica de doações devido à crise financeira potencializada pela pandemia de covid-19.
Agora responda à seguinte pergunta: com o dinheiro que você tem em caixa nesse momento, seria possível resolver esses problemas, cumprir as demais obrigações e ainda conseguir manter o funcionamento normalmente nos próximos meses?
Trata-se de uma situação muito complicada, não é mesmo? A reserva financeira existe exatamente para resolver esse tipo de situação sem prejudicar o bom funcionamento da sua ONG.
Por isso, ter uma reserva financeira é de extrema importância para a saúde e para a sobrevivência da sua ONG.
Mas como criar essa reserva financeira para organizações que dependem, principalmente, das doações de pessoas físicas e pessoas jurídicas? É sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!
Como criar a reserva financeira da sua ONG?
De forma simples, a criação da reserva financeira está baseada em dois pontos importantes: reduzir e/ou cortar custos e guardar uma determinada quantia todo mês.
Contudo, como fazer isso na prática em sua ONG? Vejamos as dicas que preparamos para você.
- Faça um controle de contas
É muito importante que seja realizado um levantamento de todos os seus gastos e de todas as suas despesas, bem como de todas as receitas. Isso vai permitir que sejam identificados os gastos desnecessários que podem ser cortados, bem como os gastos que podem ser reduzidos. Além disso, será possível identificar as fontes de receitas que precisam ser otimizadas.
- Mantenha o fluxo de caixa atualizado
Isso permitirá um maior controle de contas a pagar e a receber, tendo em vista que devem ser registradas todas as movimentações financeiras, bem como as suas datas, os motivos e as fontes. Assim, será possível ter um maior controle sobre as suas finanças, bem como maior transparência.
- Conte com um planejamento financeiro
Através do planejamento financeiro, poderão ser listadas todas as ações necessárias para montar a reserva financeira, respeitando as suas finanças e entendendo o valor que poderá ser reservado todos os meses.
- Invista em outras estratégias de captação de recursos
Além de contar com as doações mensal e esporádicas de pessoas físicas e pessoas jurídicas, você também pode investir em outras estratégias de captação de recursos, como:
- Realizar eventos beneficentes;
- Contar com captação de recursos governamentais;
- Participar de editais de financiamento a projetos sociais;
- Elaborar estratégias de marketing a fim de captar novas doações para a ONG etc.
Para saber mais, confira o artigo abaixo:
- Saiba como gerar receita para ONG
- Reduza a carga tributária da sua ONG
Mesmo tendo direito a imunidades e a isenções fiscais, as ONGs ainda precisam pagar impostos, que podem somar uma grande quantia retirada do caixa. Dessa forma, realizar uma revisão tributária e contar com um planejamento tributário efetivo permitirão que seja encontrado o melhor regime tributário para a sua ONG, considerando a redução da carga tributária e das burocracias.
Ademais, com um planejamento tributário efetivo, você terá uma maior compreensão dos tributos e das obrigações devidas a sua organização, reduzindo a chance de pagar multas por atraso no pagamento de impostos e por descumprimento das obrigações tributárias.
- Conte com o suporte de uma contabilidade especializada no terceiro setor
Todas as ações anteriores podem e devem ser realizadas por especialistas no assunto para que todo esse processo ocorra de forma assertiva e você consiga, de fato, reduzir custos e guardar uma certa quantia todos os meses com o objetivo de montar a sua reserva financeira sem prejudicar o bom funcionamento da sua ONG.
Conte com o suporte especializado da Squipp!
Nós, da Squipp Consultoria e Assessoria Contábil, estamos no mercado desde 1993, prestando serviços de excelência para cada um dos nossos clientes.
Com expertise em contabilidade para o terceiro setor, os nossos especialistas são altamente capacitados para prestar o suporte de que a sua ONG precisa para criar a sua reserva financeira e se manter saudável, organizada e em conformidade legal.
Entre em contato conosco para conhecer, de perto, os nossos serviços e como eles podem ajudar sua organização de forma efetiva.
Gostou do artigo de hoje? Então continue nos acompanhando para mais conteúdos importantes para a sua ONG. Veja também esses artigos que separamos para você:
- Gestão financeira: saiba como realizar para o terceiro setor!
- Aprenda agora mesmo a realizar um controle de caixa efetivo no terceiro setor;
- Saiba como diminuir custos em sua ONG.
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE CERTA PARA A SUA ONG!